Existem vários tipos de entrevista de emprego, desde aqueles mais tradicionais, em que o recrutador repassa o seu currículo e faz perguntas, tira dúvidas, até aqueles mais inesperados, com perguntas esquisitas ou que levam o candidato a um pico de estresse proposital.
Quem estiver preparado para esses diferentes tipos, claro, tem mais chances de entender o que está acontecendo, superar o nervosismo e mostrar todo o potencial. Gostou da ideia? Então confira abaixo os principais tipos de entrevista de emprego e se prepare para todos eles com as dicas que selecionamos para você.
Quando falamos em entrevista de emprego, não há uma maneira única de avaliar os candidatos.
O mercado oferece tipos de entrevista de emprego projetados para analisar diferentes aspectos dos candidatos e atender às necessidades específicas das empresas. Conhecer os objetivos de cada uma é fundamental para o seu sucesso ao longo do processo seletivo.
Abaixo, selecionamos os principais tipos de entrevista de emprego. Confira!
Este tipo de entrevista, também conhecida como entrevista individual, é a mais tradicional de todas. Trata-se daquela em que o recrutador examina o currículo do candidato em detalhes e faz perguntas relacionadas às experiências profissionais, habilidades, educação e outras informações fornecidas no currículo.
Durante este tipo de entrevista, os recrutadores podem fazer perguntas específicas sobre os empregos anteriores do candidato, suas responsabilidades, realizações e como essas experiências se relacionam com o cargo em questão.
É provável também que a pessoa entrevistadora também peça ao candidato para explicar mais detalhadamente certos aspectos de seu histórico profissional ou educacional, dando exemplos de como ele agiu em determinadas circunstâncias.
Nesse tipo de conversa, em que as perguntas são mais abertas, o candidato tem oportunidade de escolher que pontos quer enfatizar e os prefere deixar de lado
Nesse tipo de entrevista, o foco está em compreender os princípios e crenças do candidato, bem como sua ética de trabalho, e determinar se eles se alinham com os valores fundamentais da organização.
Durante uma entrevista baseada em valores, os recrutadores podem fazer perguntas que os ajudem a identificar os valores do candidato, tais como:
Nesta abordagem, candidatos são apresentados a um cenário hipotético ou problema do mundo real relacionado ao trabalho que estão buscando. Os candidatos são então solicitados a analisar o caso, identificar problemas, formular soluções e apresentar suas recomendações aos entrevistadores.
Em alguns casos, os recrutadores lançam previamente um desafio e esperam que o candidato apresente a solução num formato de estudo de caso para pessoas técnicas que estarão presentes no dia da entrevista.
Trata-se de uma entrevista cujo objetivo é verificar a compreensão e desenvoltura da fala de um candidato em um idioma diferente da língua materna dele. Isso pode ocorrer em várias situações, como quando um candidato está se candidatando a um emprego em um país estrangeiro ou quando a empresa tem operações internacionais e busca candidatos com habilidades linguísticas específicas.
Esse tipo de avaliação se concentra em explorar experiências passadas dos candidatos para avaliar se eles possuem as competências necessárias para o cargo em questão.
Nesta abordagem, em vez de fazer perguntas genéricas sobre habilidades e experiências, os recrutadores formulam perguntas específicas para obter exemplos concretos de situações passadas em que o candidato demonstrou habilidades-chave relevantes para o trabalho.
Por exemplo, em vez de perguntar: “Você é um bom líder?”, o entrevistador pode perguntar algo como “Descreva uma situação em que você liderou uma equipe para alcançar um objetivo específico. Quais foram os desafios que você enfrentou e como os superou?”
É uma modalidade de entrevista de emprego na qual vários candidatos são avaliados simultaneamente por um ou mais entrevistadores. Durante uma entrevista em grupo, os candidatos são colocados juntos em uma sala e participam de atividades ou discussões em grupo, enquanto os entrevistadores observam seu comportamento, interações e desempenho.
A entrevista em grupo é frequentemente utilizada por empresas para avaliar as habilidades dos candidatos em comunicação, como ele trabalha em equipe, que tipo de liderança exerce e como ele resolve problemas.
Leia também: O que é dinâmica de grupo e o que ela avalia
É um tipo de entrevista que avalia como os candidatos lidam com situações específicas que podem surgir no ambiente de trabalho. Na entrevista situacional, os recrutadores apresentam cenários hipotéticos ou reais e pedem aos candidatos que descrevam como eles reagiriam ou se comportariam diante dessas situações.
As perguntas em uma entrevista situacional podem abordar uma variedade de áreas, como resolução de problemas, tomada de decisão, gestão de conflitos, liderança, trabalho em equipe, ética profissional, entre outras.
O objetivo desse tipo de entrevista de emprego é compreender a capacidade do candidato de pensar de forma rápida e lógica, tomar decisões assertivas, resolver problemas de maneira eficaz e demonstrar competências comportamentais relevantes para o cargo.
A entrevista gamificada é uma abordagem inovadora de entrevista de emprego que utiliza elementos de jogos para avaliar os candidatos. Nesse tipo de entrevista, os candidatos participam de atividades baseadas em jogos ou simulações que testam suas habilidades, competências e comportamentos relevantes para o cargo em questão.
As atividades em uma entrevista gamificada podem variar de acordo com a natureza do cargo e da empresa, mas geralmente incluem: simulações de tarefas do trabalho, jogos de resolução de problemas, jogos em equipe e simulações de situações de ambiente de trabalho.
Uma entrevista por vídeo é uma forma de entrevista de emprego conduzida remotamente, na qual os candidatos e os entrevistadores se encontram virtualmente através de uma plataforma de vídeo. Nesse formato, a interação entre o entrevistador e o candidato ocorre por videoconferência e pode envolver duas ou mais pessoas, a depender do formato de entrevista conduzido no processo, que pode ser qualquer uma das anteriormente aqui descritas.
Agora que você já sabe quais são os tipos de entrevista de emprego mais comuns, que tal treinar um pouquinho para cada uma delas? Sim, veja algumas dicas gerais para você mandar bem na entrevista e conquistar o cargo dos sonhos!
Antes de uma entrevista, para que você seja mais preciso nas suas respostas, pesquise sobre as particularidades do negócio da empresa e o cargo para o qual você está se candidatando.
Dedique tempo para pesquisar a missão, os valores e a cultura da empresa, além de buscar por notícias ou desenvolvimentos recentes que possam ser relevantes para a entrevista. Essas informações podem ajudá-lo a personalizar suas respostas e demonstrar seu interesse na empresa.
Certifique-se de revisar cuidadosamente a descrição do cargo e compreender as responsabilidades e qualificações exigidas. Isso ajudará você a preparar respostas ponderadas que estejam alinhadas com as expectativas da empresa e demonstrem sua adequação para o cargo.
É importante estar ciente das suas habilidades e pontos fortes antes de uma entrevista. Reflita sobre suas habilidades e conquistas relevantes e esteja preparado para falar sobre exemplos específicos que demonstrem seus pontos fortes profissionais e sua adequação para o cargo.
Uma das melhores maneiras de se preparar para uma entrevista é praticar suas respostas para perguntas comuns. Isso pode ajudá-lo a se sentir mais confortável e confiante durante a entrevista real.
Você pode encontrar listas de perguntas comuns de entrevista e praticar respondendo-as em voz alta ou com um amigo. Certifique-se de responder às perguntas de forma direta e sucinta, ao mesmo tempo que demonstra suas habilidades e experiência.
Leia também: Dicas para turbinar sua confiança na entrevista de emprego
Os entrevistadores frequentemente perguntam sobre fraquezas durante as entrevistas. Identifique algo com o qual você teve dificuldade no passado, mas que superou. Cite maneiras concretas pelas quais você lidou com essa fraqueza.
Por exemplo, talvez você tenha tido dificuldades com organização no passado, mas agora mantém um calendário atualizado para ajudar a cumprir suas tarefas e prazos. Esteja preparado para destacar como você transformou essa fraqueza em uma área de melhoria.
Planeje chegar pelo menos 10 a 15 minutos antes da entrevista. Isso lhe dará tempo para conversar com a recepcionista, usar o banheiro e acalmar os nervos antes da entrevista. Se não tiver certeza sobre a localização ou estacionamento, faça um teste com antecedência para evitar surpresas de última hora.
Após a entrevista, envie uma nota de agradecimento ao entrevistador. Isso demonstra que você está interessado na posição e agradece pela oportunidade de entrevista. Você também pode aproveitar para reiterar seu interesse na empresa e destacar quaisquer habilidades ou experiências relevantes que possam ter sido esquecidas durante a entrevista.
Concentre-se nos tipos de entrevistas e dicas explicadas neste post e prepare suas respostas para cada um deles. Quer saber mais? Confira nosso post sobre sugestões do que perguntar ao recrutador.